Gallery

Curiosidades sobre video-games

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral


  No mundo dos jogos eletrônicos há sempre curiosidades que ninguem sabia por exemplo sobre seu jogo favorito, o site PixFans publicou um artigo em espanhõl, e foi traduzido por Emílio Calil, e foi colocado em seu blog, clique aqui, ao todo são 30 curiosidades sobre games, veja:

1 – Ralph Baer criou o Oddysey (da Magnavox ) em 1972, que se tornou o primeiro console da história. Seis anos mais tarde ele criaria o Simon (ou Genius como ficou conhecido no Brasil), em 1978, sendo o mais popular dos jogos eletrônicos.

2 – A primeira profissão de Mario Bros não foi como encanador, e sim carpinteiro no jogo Donkey Kong. Naquela época ele se chamava Jumpman.

3 – O OXO (1952), um tipo de jogo da velha, é considerado o primeiro videogame com gráficos da história (os jogos em modo texto já existiam). Apesar disso, pairam dúvidas sobre se esse foi realmente o primeiro jogo, visto que existe uma patente que data de 1947 que descreve um jogo de simulação de mísseis que fazia uso de um tubo de raios catódicos.

4 – Pacman nasceu numa noite em que seu criador, Tohru Iwatani, saiu para comer pizza com amigos. A ideia do personagem surgiu quando ele olhou para a imagem da pizza com uma fatia faltando.

5 – O Japão sofreu uma grande escassez de moedas com a chegada do jogo Space Invaders. Em um primeiro momento, tentou-se solucionar o problema reduzindo o valor das partidas, mas isso não foi suficiente e, então, o governo precisou intervir colocando mais moedas em circulação.

6 – O melhor jogador de Pacman do mundo é Billy Mitchel. Ele conseguiu um placar de 3.333.360 pontos chegando ao nível 25 (o penúltimo) com uma vida e comendo cada uma das frutas.

7 – A primeira máquina de arcade operada com moedas foi a Computer Space, lançada nos EUA em novembro de 1971 pela Nutting Associates. O dinheiro obtido pelos seus criadores, Nolan Bushnell e Ted Dabney, foi utilizado para fundar a Atari.

8 – A primeira máquina de caça-níqueis da história foi a Liberty Bell, construída em San Francisco, em 1891, pelo mecânico alemão Charles Fey. Inspirada no jogo de pôquer, ela premiava seus jogadores com bebidas e cigarros.

9 – Graças a uma falha no projeto do chip TIA do Atari 2600 e a utilização de uma técnica chamada H-Strobe, foi possível converter o arcade Space Invaders para o console doméstico. Curioso saber que o melhor jogo do Atari 2600 só foi lançado graças a um erro da máquina.

10 – O Polybius é o jogo de arcade mais misterioso de todos os tempos e não resta hoje nenhuma cópia dele. Segundo reza a lenda, esse puzzle apareceu em poucos lugares de Portland (Oregon – EUA), e era um experimento do governo americano capaz de causar pesadelos e perdas de memória nos jogadores. Essa lenda urbana foi parodiada em um dos episódios de Os Simpsons, onde Bart entra em um fliperama e nota-se o Polybius ao fundo.

11 – Ao contrário do que se acredita, a Sega foi originalmente uma empresa americana. Seu nome era Service Games (SeGa) e se dedicava a fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas no Japão.

12 – Nem todos os Street Fighters são jogos de luta. O Street Fighter 2010, lançado para o NES, é um jogo de ação futurista em que o protagonista, Kevin, enfrenta hordas de criaturas mutantes. Ao ser lançado nos EUA, a Capcom americana trocou o nome de Kevin para Ken, aproveitando o sucesso da série de luta na época.

13 – O Treamcast é um console pirata chinês compatível com o Dreamcast e que, além disso, possui uma tela LCD. É curioso que a empresa chinesa tenha tido tanto trabalho para piratear um aparelho que, comercialmente, não fez tanto sucesso.

14 – Pegando carona no sucesso de bilheterias E.T. – O Extraterrestre, foi lançado um jogo homônimo para o Atari 2600. A Atari estava tão segura de que seria um sucesso absoluto que fabricou mais cartuchos do que o número de consoles vendidos. Porém, o jogo ruim, com uma mecânica simplista e sem graça, unida a uma falha do jogo tornaram esse título um fracasso de vendas. Diz a lenda urbana que a Atari decidiu enterrar os jogos do E.T. em um deserto no Novo México, para evitar o elevado custo de armazenagem. No lugar onde se acredita estarem enterrados os jogos, há uma placa que diz: “Aqui descansa ET e sua família”.

15 – No arcade Pacman não existe uma forma de pausar o jogo, mas há um jeito de ganhar tempo. Existe um lugar dentro do labirinto onde se pode chegar quando nenhum dos fantasmas está por perto e que permite ao jogador esconder-se e não ser encontrado.

16 – Um dos maiores segredos de Super Mario Bros, de NES, é o Minus World. Um mundo onde se pode chegar atravessando uma parede e que se trata de uma fase de água. Ainda que Mario chegue até o final, uma tubulação o levará de volta ao início com o mesmo tempo restante. Dessa forma, mesmo que Mario chegue ao Minus World, ele morrerá.

17 – A Nintendo foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi. No começo era uma empresa que fabricava e distribuía um jogo de cartas com flores pintadas à mão chamado Hanafuda, que gozava de grande popularidade. Em 1956, Hiroshi Yamauchi (o neto de Fusajiro) viajou para os EUA para se reunir com o presidente do líder da empresa fabricante das cartas americanas. Vendo que a fábrica deles era muito pequena, percebeu que seus negócios estavam limitados, assim decidiu diversificar seus produtos. Ele também aproveitou a viagem para assinar um acordo com a Disney e usar seus personagens nas cartas.

18 – O povo da União Soviética também teve máquinas de arcade, mas seu repertório era próprio e suas máquinas foram baseadas nos primeiros jogos japoneses e americanos. Uma característica das máquinas russas é que eles não tinham placares de classificação: “Se você tem pontos suficientes vencerá o jogo, mas nenhum existe nenhum ranking” (Alexander Stakhanov, fundador do Museu Soviético de Arcade).

19 – A China proíbe crianças de jogar mais de três horas videogames online, depois de várias mortes causadas pelo excesso de horas jogando.

20 – O Dr. Kawashima, criador de Brain Training, não ficou com um único centavo resultante de seu “best seller”. O dinheiro gerado pelo jogo, cerca de 15 milhões de euros, foi inteiramente doado à pesquisa na luta contra o câncer. Ele disse que seu salário de 70 mil euros por ano pelo trabalho na Universidade de Tohoku é mais que suficiente para viver com dignidade. Outra curiosidade do Dr. Kawashima é que ele não gosta de videogames e permite que seus filhos joguem apenas uma hora por dia.

21 – A primeira máquina comercial de arcade foi o Pong, da Atari, e o primeiro modelo foi disponibilizado em um bar de um posto de gasolina por Nolan Bushnell. Quando ele voltou depois de um tempo para ver como ela tinha se saído, a máquina não funcionou: ela estava entupida de moedas.

22 – Breakout começou como uma versão de Pong para um jogador. Al Alcorn, engenheiro da Atari e criador de Pong, tinha desenhado um protótipo que utilizava muitos chips para mover o jogo, por isso não era viável como um produto comercial. Em busca de uma solução, Nolan Bushnell propôs um desafio aos seus funcionários: era reduzir o número de chips, e o vencedor ganharia uma gorda recompensa financeira. Steve Jobs soube do concurso e o propôs a seu amigo Steve Wozniak, que em 72 horas reduziu os 75 chips para apenas 25. Steve Jobs recebeu a recompensa e repassou somente uma parte a Wozniak, que mais tarde viria a descobrir o truque, mas Jobs disse que a maior parte do dinheiro seria usada para fundar a Apple.

22 – O Pacman foi o primeiro jogo a ter um personagem.

23 – A partir do nível 18, os fantasmas de Pacman ficam azuis e você não pode mais comê-los.

24 – O jogo mais raro do mundo é o Nintendo World Championships 1990 para NES, e existem apenas 116 unidades em circulação. Cada vez que um desses cartuchos é leiloado no eBay, o preço final geralmente é estratosférico.

25 – O design da Triforce de Zelda é baseado no padrão do clã feudal japonês Hojo.

26 – O primeiro mascote da Sega foi Alex Kidd.

27 – Um representante americano da Capcom disse que o jogo Final Fight era de mau gosto porque os protagonistas lutavam contra mulheres. O designer japonês do jogo respondeu que não havia nenhuma mulher no jogo. Quando o americano perguntou sobre as personagens Poison e Roxy, o japonês respondeu que não eram as mulheres e sim transexuais. A duas “meninas” tiveram roupas e cabelos alterados na versão final.

28 – A Nintendo inventou o direcional e o primeiro console onde ele foi incorporado foi o NES. No entanto, um sistema de controle semelhante foi o Intellivision da Mattel, que possuía um disco que era pressionado com o dedo, sendo capaz de distinguir 16 posições diferentes.

29 – O jogo Final Fantasy VII foi originalmente desenvolvido para o Nintendo 64. No entanto, a Square e a Nintendo tiveram discussões por causa dos cartuchos usados no console de 64 bits, que limitava o tamanho dos jogos. A Square, contrariada, finalmente lançou o jogo para o Playstation em três CDs.

30 – Pacman é chamado Puck-Man no Japão, mas foi a sua entrada no mercado norte-americano que levou à sua mudança de nome devido à semelhança na língua anglo-saxônica entre as palavras “Puck”e “Fuck”.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário