O que aconteceu com a Evadin?

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral

  A Evadin foi uma das maiores empresas de eletrônicos do Brasil, criada na década de 60 importando produtos da japonesa Mitsubishi e também com marca própria. Com o tempo foi fabricando televisores e outros produtos da Mitsubishi, em 1999 a Mitsubishi cancelou o contrato com a empresa brasileira, dando um prazo de até 3 anos para colocar outro nome nos produtos, mas a Evadin não fez o prometido e continuou lançando produtos com a marca Mitsubishi, enquanto isso no outro lado do mundo a Mitsubishi diz que seus produtos brasileiros não tem tecnologia japonesa e não tem suporte das autorizadas.
  Em 2003 a Evadin não desiste do nome Mitsubishi mas lança produtos com a Marca Aiko, como televisores e aparelhos de vídeos, no começo de 2007 a Evadin é notificada pela justiça por usar o nome Mitsubishi sem autorização, a mesma diz que sem o nome Mitsubishi a empresa iria à falência, a empresa retira os produtos Mitsubishi as pressas do mercado e relançando com o selo Aiko, as embalagens dos produtos tinha a seguinte frase:

" Os produtos Mitsubishi mudaram, agora é Aiko"

  A Mitsubishi já tinha multado a Evadin, por uso indevido da marca, mas depois a empresa japonesa aumentou a multa somente pela frase, pois no Japão a Mitsubishi é concorrente da Aiko.
  Depois do ocorrido a Aiko-Evadin tem sucessos de vendas, em computadores, televisões e celulares, mas seu lucro caiu, a empresa foi retirando seus produtos do mercado misteriosamente até desaparecer.
  Em 2010 a justiça brasileira condena a Evadin á pagar a multa para a Mitsubishi de 1,5 bilhões de ienes, no mesmo ano a Evadin já não tinha nenhum produto no mercado.
 A Evadin em 2008 começa a fabricar componentes para os celulares da ZTE, o blog Tecnologia em Geral tentou contato com a Evadin, sem nenhuma resposta. O site da empresa está desatualizado, mostrando os produtos da linha 2008 da Aiko.
  Hoje a empresa fabríca produtos para outras marcas somente terceirizando a fabrica, enfim deixa saudades para muitas pessoas a antiga Evadin.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

25 comentários

Clique aqui para comentários
21 de novembro de 2013 08:39 ×

Amigo , sabe se a aiko foi comprada por outra empresa ou algo assim?

Responder
avatar
21 de novembro de 2013 13:32 ×

A Aiko simplesmente saiu do território brasileiro, no Japão a marca Aiko pertence a Sony que no início lançava somente produtos de baixo custo para não cooncorrer com a própria Sony, mas no início da década de 2000 a empresa também saiu do mercado japonês para dar lugar à recém comprada Aiwa. Em 2005 ela se tornou uma marca totalmente brasileira mas faliu em 2010.

Responder
avatar
Rodrigo
admin
16 de fevereiro de 2014 00:14 ×

Hoje a Evadin está se reestruturando e promete sucesso contínuo.. 2014 promete grandes avanços

Responder
avatar
17 de fevereiro de 2014 12:52 ×

A Evadin tem que voltar a operar logo, poís tem agora uma ex-parceira como concorrente maior, a Tectoy que está tercerizando suas fábricas para outras empresas, assim como a Evadin fazia.

Responder
avatar
17 de fevereiro de 2014 12:55 ×

Ela já abriu vagas de empregos em Manaus

Responder
avatar
Anônimo
admin
13 de maio de 2014 15:07 ×

Qual o endereço atual da Evadin? Alguém pode me informar o endereço da fábrica?

Responder
avatar
13 de maio de 2014 19:24 ×

Da fábrica eu não sei, mas da sede principal é:

''Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, 901 - Jardim Edith, São Paulo - SP, 04571-010''

O telefone é: (11) 5102-4289, segundo o Google.

Responder
avatar
Anônimo
admin
17 de junho de 2014 14:32 ×

Em 2008, comprei uma TV da marca AIKO, hoje ela apresenta problemas na tela, quero saber se alguém sabe de autorizadas no Rio de Janeiro( Município).

Responder
avatar
18 de junho de 2014 15:06 ×

A empresa já não existe mais, então também não há nenhuma assistência técnica e será difícil você conseguir arrumar por falta de peças, então recomento logo comprar outra TV.

Responder
avatar
Anônimo
admin
21 de setembro de 2014 03:02 ×

A empresa, EVADIN, está em plena operação. Trabalho lá e hoje é montadora dos produtos ALCATEL, mas, infelizmente e novamente, está entrando em crise: a ALCATEL cancelou contratos e "migrou" sua produção para a GBR COMPONENTES... Mas, parece q a EVADIN voltará com a parceria da ZTE. Espero q dê tudo certo, pq 2/3 dos funcionários já foram demitidos e se continuar assim, irá falir de novo...

Responder
avatar
21 de setembro de 2014 20:34 ×

Ele esta sim em operação, no caso só a fábrica mesmo pois a empresa sem se apresenta mais como nos produtos da Aiko e Mitsubishi onde sempre estavam escritos: '' Produzido por Evadin Indústria da Amazônia'' hoje só aparece o CNPJ, segundo a própria empresa eles voltam a operar mesmo só esse ano com fabricação de tablets mas até agora nenhuma notícia.
Já a ZTE foi o ultimo suspiro da Evadin, que deu certo mas depois os produtos da ZTE sumiram do mercado, espero que você esteja certo e a Evadin volte a fabricar os modens e celulares da ZTE.

Responder
avatar
Anônimo
admin
27 de setembro de 2014 21:35 ×

A minha opinião é que a EVADIN não investiu numa boa campanha quando a Mitsubishi lhe deixou. Por exemplo poderia usar "EVADIN. Foi pra frente" fazendo uma alusão ao crescimento da empresa em plena crise americana. Além a marca EVADIN já foi usada na década de 70, deveria voltar. A marca AIKO já não tem tanta confiabilidade diante de tantas chinesas.

Responder
avatar
28 de setembro de 2014 19:33 ×

Concordo plenamente com você, a Evadin deveria ter investido em sua marca ainda quando representava a Mitsubishi aqui no Brasil assim como faz a Semp representando a Toshiba, que sempre foi reconhecida como Semp Toshiba, muitos até acham que são a mesma empresa, a Tectoy (que foi criada por ex funcionários da Evadin) também serve como exemplo, quando representava a Sega aqui no Brasil o sucesso foi muito grande, tanto que hoje tem uma placa da Tectoy na sede da Sega no Japão pelo sucesso alcançado. A Evadin pode ser uma ótima empresa mas não soube fazer marketing de sua própria marca e sim de outras como Mitsubishi e Aiko. De fato os produtos chineses acabaram com muitas empresas de renome brasileiras como Gradiente, Itautec, Amazon, mas deu uma sobrevida para outras como Philco (que hoje é brasileira), DL, CCE, entre outras.

Responder
avatar
Anônimo
admin
31 de dezembro de 2014 14:50 ×

A EVADIN faliu porque nunca prestou!
Nunca prestou como empresa nunca respeitou consumidor , parceiros e autorizadas.
Assim como o engodo da Sharp da família makiline.
Já foi tarde

Responder
avatar
Anônimo
admin
8 de abril de 2015 22:10 ×

:-bd Verdade! Tenho uma ação contra essa empresa no TJ/Ce ganhei a ação e sumiram... Mais a justiça irá acha-los.

Responder
avatar
Anônimo
admin
8 de abril de 2015 22:11 ×

:-bd Verdade! Tenho uma ação contra essa empresa no TJ/Ce ganhei a ação e sumiram... Mais a justiça irá acha-los.

Responder
avatar
Anônimo
admin
15 de julho de 2015 16:14 ×

acho que o presidente da Evadin (Abe), poderia escolher melhor seus braços forte para administrar a empresa, a empresa é entregue na mão de amadores, falo isso sobre a planta de manaus na qual eu tenho conhecimento, começando pela diretoria, totalmente amadora, gerentes que não sabem gerenciar, creio que a evadin investindo em uma diretoria competente e que saiba manter relacionamento com o cliente não irá se perder tão facilmente, pois é uma empresa antiga em manaus, tem incentivo da suframa, hj em dia a zte está na planta da evadin manaus, mas a Evadin com essa má administração fica totalmente sem horizonte, creio que isso venha desde a parte mais alta (presidência) pq não é a primeira vez que passa por essa situação, sálarios atrasados, oq temos são só promessas de quitação, rescisão de pessoas que sairam não foram pagas, não recolhem o fgts, divida com fornecedores, Deus queira que essa diretoria amadora amadureça e faça a Evadin ficar em evidência em meio essa grande crise do nosso país, pq acho que essa é uma das únicas empresas que tem perspectivas para produção, mas se não se ajeitarem ... vai durar um ou dois anos e vai retornar a estaca 0, atrás de clientes e não cumprindo com suas obrigações!

Responder
avatar
BERNARDO
admin
22 de fevereiro de 2016 00:17 ×

A Evadin deveria ter investido em sua propria marca, sempre fabricou produtos bons, mas o que contribuiu para quebra da evadin foi a arapuã que deu o maior golpe na empresa

Responder
avatar
BERNARDO
admin
22 de fevereiro de 2016 00:18 ×

A Evadin deveria ter investido em sua propria marca, sempre fabricou produtos bons, mas o que contribuiu para quebra da evadin foi a arapuã que deu o maior golpe na empresa

Responder
avatar
Unknown
admin
10 de abril de 2016 15:36 ×

Tenho receiver AKAI AA-A35 montado pela Evadin.
Excelente produto !

Responder
avatar
10 de abril de 2016 15:36 ×

Tenho receiver AKAI AA-A35 montado pela Evadin.
Excelente produto !

Responder
avatar
Marcelo teixeira
admin
16 de agosto de 2016 13:55 ×

Possui alguns produtos da evadin ,nunca tive problema algum ,ao contrario fiquei muito satisfeito,por exemplo o micro sintem 3000 e alguns relogios muito resistentes ,,,um fato incrive que me recordo minha mae revendia relogios evadin ,,,e moravamos no interior propriamente na roça a iluminação era de lamparinas ,,que ficavam em suporte na parece ,,,e logo acima tinha uma nossa senhora de aparecida de plastico e acima dessa imagem ficava num prego na parede um relógio da evadin com mostruario roxo de ponteiro,,,resumindo pegou fogp na estatua que queimou todo o relogio chegando à derreter o vidro do relogio todo desfigurado pois queimara por muito tempo pois estavamos dormindo ,,,,quando apagamos o fogo por incrivel nao sei se por milagre da santa kkkkkkkk que ach que nao se nao a estatua nao teria derretido ,,,,,,mas incrivelmente o relogio ainda trabalhava normalmente os ponteiros rodando sem nem atrasar ,,,,,vcs podem ate dar risadas do meu testemunho más e a mais pura verdade e dali em diante me apaixonei pela marca ,,,,,,,,,e tambem so agora estou sabendo que a marca e brasileira ,,,e foi isso

Responder
avatar
17 de abril de 2017 17:59 ×

PRECISO DO CONTROLE REMOTO DO APARELHO DE SOM MITSUBISHI E-604 ... ELE FOI FABRICADO PELA EVADIN NA DÉCADA DE 80. ALGUEM ME AJUDA?

Responder
avatar
17 de abril de 2017 18:01 ×

MEU EMAIL É OSWMARQUES@UOL.COM.BR

Responder
avatar
25 de janeiro de 2018 02:33 ×

Lembro de ter visto um último comercial da Mitsubishi em 2001 dizendo que os aparelhos de televisão teriam garantia até a copa de 2006 ... infelizmente a Evadin não pode cumprir a promessa com a quebra de contrato 🙄

Responder
avatar
Obrigado pelo seu comentário