Gallery

Dicas Linux: Zorin OS

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral

  O Zorin OS é uma distro Linux para usuários novatos no mundo do pinguim, a primeira coisa que é notada é a interface, que se parece muito com a do Windows 7,  outra coisa é a estabilidade o sistema operacional é muito leve e funcional até em computadores muito antigos.

  O Zorin OS é um sistema de fácil uso para usuários leigos, como instalação de programas e personalização, entre os programas padrões vem o Wine para a instalação de programas do Windows.

Usabilidade


  Como já disse no começo, o Zorin OS é de fácil uso para usuários do Windows, o menu é idêntico ao Iniciar do Windows Vista/7, segundo o site oficial o Zorin OS é 4 vezes mais leve e mais rápido do que o Windows 7, isso é notado de imediato poís tudo é muito fluído até em computadores bem antigos.
  A interface é o conhecido Gnome 2 Classic mas é quase irreconhecível no modo Windows 7 e modo XP, mas pode colocar a interface classíca mesmo.

Programas


  Os programas padrões são poucos, a suite de escritório é a conhecida Libre Office, na área multimídia temos o Rhythmbox como reprodutor de músicas, o OpenShot como editor de vídeo e o Brasero como queimador de mídias, você tambèm pode escolher seu navegador com o Zorin Web Browser Manager, mas o padrão mesmo é o Google Chrome.

Conclusão


   É uma distro para iniciantes e que está preso ainda ao Windows, depois de aprender a usar o Linux com tudo o que ele tem a oferecer, o usuário logo buscar outras distros mais elaborada, ou seja, é somente uma distro para transição de sistema operacional.

Prós:

- Estável
- Leve
- Ótimo para iniciantes
- Visual bem elaborado

Contras:

- Poucos programas padrões
- Alguns menus em inglês
- Alguns icones ficaram confusos no memu de contexto
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário