Gallery

Saiba como melhorar o consumo da bateria em notebooks com Linux

Por: Vinícius Lopes - Tecnologia em Geral

  Artigo originário do site Linux Descomplicado, estou públicando aqui poís em vários notebooks existe esse problema, saiba aqui como resolver.

Problemas com o consumo da bateria de notebooks com Linux são reais. Diversos usuários reclamam que não obtêm o mesmo consumo de energia, de suas baterias, como no sistema Windows. Mesmo nos principais sistemas Linux, tais como: Ubuntu, Fedora e OpenSuse isto é dito. Para resolver completamente este problema, existe uma ferramenta que controla/gerencia os recursos de hardware do seu notebook juntamente com um melhor uso da sua bateria! Caso este seja seu problema, pode usar o TLP - uma ferramenta projetada para todos os notebooks, que faz ajustes automaticamente para que o seu sistema faça uma melhor utilização de energia da bateria. 


Este artigo foi baseado na distribuição Ubuntu 12.04 LTS. Contudo, de acordo com a Documentação Oficial da ferramenta adotada há disponibilidade nas principais distros (Arch Linux, Debian, Fedora, Gentoo, OpenSUSE e Ubuntu, por exemplo).


TLP é uma ferramenta que trabalha via linha de comando que aplica automaticamente alguns ajustes de acordo com a sua distro e do hardware do seu notebook. Além do mais, ela tem a opção de aplicar ajustes manuais no seu sistema, como habilitar/desabilitar WiFi, Bluetooth, 3G e etc, e configurações a nível de Kernel

Instalando 

O TLP não substitui a ferramenta padrão do seu sistema, como no caso do Ubuntu - PowerStat (Estatísticas de Energia); e sim aprimora a utilização dos recursos de hardware do seu sistema a fim de obter melhor desempenho no consumo da bateria do seu notebook.


De acordo com a Documentação Oficial, antes da instalação do TLP é preciso remover o pacote laptop-mode-tools: 

sudo apt-get remove laptop-mode-tools

Posteriormente, siga com a instalação nos sistemas derivados do Debian: 

sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
sudo apt-get update
sudo apt-get install tlp tlp-rdw

Se seu notebook for da família ThinkPad, execute mais este comando: 

sudo apt-get install tp-smapi-dkms acpi-call-tools


Pronto, o serviço será iniciado automaticamente no próximo boot do sistema, mas se você quiser iniciar ele manualmente, é só digita o seguinte comando: 

sudo tlp start

Configuração 

Como dito anteriormente, a priori você não precisará fazer nenhuma configuração. Contudo, caso haja alguma necessidade ou você se aprofunde mais no uso da ferramenta; todas as configurações do TLP estão contidas no arquivo /etc/default/tlp 


Verificando o TLP 

Execute o seguinte comando para verificar se o TLP está rodando normalmente: 

sudo tlp-stat

e verá uma saída, logo no início, como essa: 


Será que funciona ?! 

Resolvi fazer um teste prático no meu notebook Dell Inspiron 1545 

Antes de instalar o TLP, arquivei uma amostra de como estava o consumo da bateria, usando a ferramenta powerstat



De acordo com a imagem acima, meu notebook estava com um consumo médio de 18.55 Watts e me dava previsão de 1h e 30 min para descarregar :( 

Logo após a instalação do TLP (como visto aqui), obtive o seguinte resultado: 



Sendo assim, de acordo com a segunda imagem, meu notebook estava com um consumo médio de 10.57 Watts e me dava previsão de mais ou menos 2h e 20 min para descarregar :) 

Então pude concluir que, de fato, a ferramenta TLP cumpre o que promete. Como o meu notebook já tem uns 3 anos de uso acabei relevando alguns pontos! Mas no caso de você, conte-me o que obteve!! 


Artigo original: Saiba como melhorar o consumo da bateria em notebooks com Linux.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário