Gallery

Cisco amplia portfólio de rede de armazenamento para atender crescimento massivo do volume de dados

Por: Diego Macedo - Press Porter Novelli

Atendendo à crescente demanda por armazenamento em ambientes de TI, impulsionada pelo crescimento explosivo de dados gerados por aplicações de vídeo, pela Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE) e pelo Big Data, a Cisco acaba de anunciar a próxima geração de produtos para rede de armazenamento de dados (SAN - Storage Area Networking) em seu portfólio de Data Center. A empresa lança o Cisco MDS 9148S Multilayer Fabric swich, Cisco MDS 9706 Director e Cisco MDS 9700 módulo FCoE.

Com as novas ofertas e outros produtos lançados, em 2013 (os dois primeiros integrantes da família Fibre Channel de 16G, o Cisco MDS 9710 Multilayer Director e o MDS 9250i MultiServices Switch). A Cisco passa a oferecer um portfólio completo de 16G, desde os menores switches SAN “top-of-rack” até os maiores produtos SAN disponíveis. Além disso, a empresa oferece uma estrutura completa e unificada de data center fim-a-fim alimentada pelo mesmo sistema operacional NX-OS, presente na linha de produtos premiados Cisco Nexus® para data center em rede Ethernet, no Cisco MDS para redes de armazenamento e linha Cisco UCS® para computação.

De acordo com o estudo EMC Digital Universe, de abril de 2014, cuja pesquisa e análise são feitas pelo IDC, o número de dados produzidos será dez vezes maior em 2020, subindo dos atuais 4.4ZB para 44ZB; 32 bilhões de dispositivos de Internet das Coisas estarão conectados; 40% dos dados serão tocados pela nuvem; e as empresas serão responsáveis 85% de todos os dados. Para melhor gerenciar o desempenho final, a escala, e os desafios de gestão operacional, a Cisco continua a inovar com soluções de rede de armazenamento multiprotocolo para o seu portfólio de data center unificado, que une dados e serviços de computação em uma única plataforma, gerando operações de negócios mais eficientes e de gerenciamento de ponta a ponta.

A Cisco investiu pesado em seu portfólio de produtos SAN para oferecer requisitos de desempenho, confiabilidade, escalabilidade e de flexibilidade para a próxima década. Com mais de 125.000 switches instalados em mais de 20.000 clientes, o portfólio Cisco MDS oferece a maior proteção de investimento e confiabilidade para as redes de armazenamento de dados dos consumidores.

DESTAQUES

Novo Cisco MDS 9148S

O Cisco MDS 9148S Multilayer Fabric Switch é um switch para redes de armazenamento versátil, altamente acessível, e de fácil gerenciamento para nível de entrada e SANs departamentais.

• Com base na arquitetura Cisco ASIC "switch on a chip", o MDS 9148S entrega largura de banda de 16Gbps Fibre Channel por porta.

• Está disponível em configuração de base de 12-portas com serviço sob demanda no modelo de necessidade conforme o crescimento” (pay as you grow), licença de ativação de 12 portas para escala de até 48 portas. Uma configuração para total de 48 portas também está disponível para facilitar a encomenda.

• Um assistente de configuração rápido (Quick Configuration Wizard) é disponibilizado possibilitando uma configuração simples e imediata.

• Estão disponíveis recursos corporativos, como upgrades sem interrupções, SANs virtuais (VSANs), roteamento Inter-VSAN (IVR), qualidade de serviço (QOS), agregação de portas para aumento de banda, modo de compatibilidade (NPIV - N-Port ID Virtualization).

• Fontes de alimentação e ventiladores redundantes para alta disponibilidade.



Novo Cisco MDS 9706 Director

A Cisco está ampliando a família de switches líder da indústria MDS 9700 Director, trazendo um switch de seis slots, o MDS 9706 para implantações com limitações de espaço, oferecendo alta performance, alta disponibilidade, com componentes totalmente redundantes e flexibilidade multiprotocolo.



• O Cisco MDS 9706 Director é um chassi modular compacto de 9RU (rack-unit), que otimiza a utilização do espaço em data centers.

• O Cisco MDS 9706 Director oferece flexibilidade incomparável, com suporte para uma variedade de protocolos, incluindo a maior densidade do setor com até 192 portas Fibre Channel operando a 16 Gbps, portas Fibre Channel sobre Ethernet (FCoE) de 10Gbps, e no futuro FICON (para integração com mainframe) no mesmo chassi modular 9RU.

• O Cisco MDS 9706 Director é um switch que oferece o mais alto desempenho da indústria com capacidade de switching de 1,5 Tbps (Terabytes por segundo) por slot e até 12 Tbps no total - proporcionando assim a proteção do investimento para a futura implantação da próxima geração de Fibre Channel e Fibre Channel sobre protocolos Ethernet.

• O Cisco MDS 9706 Director oferece a maior confiabilidade da indústria com fabric redundante N+1, módulo supervisor, fontes de alimentação e ventiladores redundantes. O fluxo de ar da frente para trás permite implantações de corredor quente-frio.

Novo Cisco MDS 9700 FCoE linecard

Com o módulo Cisco MDS 9700 com 48 portas de 10-Gbps FCoE, a plataforma Cisco MDS 9700 Multilayer Director agora oferece mais uma flexibilidade de multiprotocolo para SANs.



• Através da implantação de Fibre Channel sobre Ethernet (FCoE), as empresas podem convergir Ethernet LAN e Fibre Channel SAN em uma única plataforma, economizando dinheiro, simplificando o gerenciamento, reduzindo os requisitos de alimentação e refrigeração e aprimorando a flexibilidade; mantendo os atributos de gerenciamento de rede determinantes e de baixa latência da rede Fibre Channel.

• O Módulo Cisco MDS 9700 FCoE amplia os benefícios da rede de armazenamento, além da camada de acesso, conectando SANs convergentes para a infraestrutura Fiber Channel SANs.

• O Cisco MDS 9700 FCoE é um módulo de mais alta densidade da indústria disponível num switch de Fibre Channel, projetado para permitir a interoperabilidade perfeita entre as linhas Cisco MDS 9700 e Cisco Nexus ou os switches de interconexão Cisco UCS Fabric Interconnect.

Reforços nas implantações de escala em nuvem

Os portfólios líderes da indústria Cisco MDS e Nexus permitem escala em nuvem nas infraestruturas Fibre Channel (FC) e Fibre Channel over Ethernet (FCoE).

• O número de portas e dispositivos físicos e virtuais suportados, que já eram líderes do setor, mais que duplicaram nos portfólios de produtos Cisco MDS 9700 e Nexus 7700, com o aumento do número de zonas e logins.

• A capacidade de criação dinâmica de FCoE sobre Fabricpath permite a convergência de tráfego das redes LAN e SAN sobre Ethernet, de forma altamente escalável. Essa funcionalidade estabelece a conexão automática entre os switches, criando uma separação lógica SAN A/B das redes de armazenamento.

• Maior performance, escala e cumprimento de SLAs para mobilidade de dados DMM (Data Mobility Manager): o gerenciamento da mobilidade de dados no MDS 9250i, agora pode suportar migração heterogênea com rendimento de migração de dados de 3,7 TB/hora, além de aumento de escala. Os clientes podem agora recuperar e retomar as operações de migração de falha do link WAN, fortalecendo ainda mais o seu compromisso de cumprimento do acordo de nível de serviço.

Aprimoramentos para simplificar o gerenciamento SAN e reduzir o custo operacional
• Detecção e prevenção de congestionamento com base em hardware – o serviço de detecção de congestionamento e recuperação lógica em Fibre Channel com base em hardware da linha MDS 9700 não só auxilia o software, mas também fornece detecções muito mais rápidas e precisas. Além disso, permite a recuperação automática em tempo real, se o cliente assim o quiser.

• Automação de fabric - A Cisco está simplificando o gerenciamento de SAN por meio da configuração de provisionamento automatizado dos switches Cisco MDS 9148S e 9148 possibilitando implementações rápidas e livres de erros. A Cisco está abrindo o gerenciamento de MDS, com suporte de integração de zoneamento automatizada do Cisco UCS Cloud Director, EMC ViPR, Microsoft System Center VMM e IBM PowerVC possibilitando a junção de ativos de armazenamento heterogêneos e centralização do gerenciamento de armazenamento.

• Amplo monitoramento e visibilidade – A Cisco está lançando três novos recursos-chave para melhorar o controle SAN, ajudando os administradores de TI a evitar interrupções e reduzir os riscos durante as janelas de mudanças. O Switch Health Score combina todos os alertas de impacto dos switches, oferecendo um resultado único, para que os administradores de armazenamento possam acompanhar o estudo dos switches ao longo do tempo, e restaurá-los proativamente, em caso de problema. A visibilidade de ponta a ponta nos domínios de computação, rede e armazenamento permite planejamento de recursos e análise de problemas. A análise de redundância automatizada avalia, automaticamente, a cada 24 horas e sob demanda, se os caminhos redundantes na SAN Fabric A e B estão mantendo as melhores práticas, sinalizando assim qualquer problema, de forma proativa.

CITAÇÕES DE APOIO

"A variedade de programas, o número de pessoas atendidas e nossos processos de concessão necessitam de uma área de rede de armazenamento, onde abrigamos 27 terabytes de dados e gerenciamos mais de 400 contratos por dia", disse Shawn Ewing, gerente de TI do Departamento de Infância, Juventude e Famílias, de São Francisco. "Como um departamento pequeno dentro do governo da cidade de São Francisco, nossa exigência era começar pequeno, ter espaço para crescimento sem substituição de equipamentos e uma solução com custo-benefício atrativo. Com preço atraente e escalabilidade de 12 a 48 portas, o Cisco MDS 9148S é ideal para as nossas necessidades, e a instalação foi fácil, com uma comprovada metodologia baseada em políticas".

"A série Cisco MDS 9000 tem sido uma linha extremamente estável e consistente ao longo de 10 anos", disse John Praet, principal arquiteto de armazenamento da Crawford & Company, maior fornecedora independente do mundo de soluções de gestão de sinistros. "Estamos confiantes de que a série MDS 9700 de switches irá entregar longevidade semelhante e retorno sobre o investimento, com muita flexibilidade."


"Implantamos a série Cisco MDS Multilayer Directors para migrar de uma infraestrutura física para um ambiente virtualizado, obtendo assim maior flexibilidade e escalabilidade, e capacidade de segmentar com facilidade nosso ambiente SAN para uma maior disponibilidade", disse Christian Campos Chinchilla, arquiteto de armazenamento do Banco Nacional da Costa Rica. "Estamos ansiosos para as novidades mais recentes da linha Cisco MDS, que oferecem alto desempenho líder da indústria, proteção de investimento e suporte multiprotocolo para implantações em nuvem."
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »
Obrigado pelo seu comentário